Primeiro Encontro: o que realmente acontece com a nossa mente?

Uma comédia romântica que vai além das aparências, mergulhando nas mentes dos dois personagens principais, Piero e Lara, e revelando seus pensamentos mais íntimos e as batalhas internas que todos nós enfrentamos.

Título original: FolleMente, no Brasil, Primeiro encontro

Direção: Paolo Genovese. 

Roteiro: Isabella Aguilar, Paolo Genovese, Flaminia Gressi, Lucia Calamaro, Paolo Costella. 

Duração: 97 minutos/2025. 16+

Gênero: Comédia romântica

Elenco: Edoardo Leo, Pilar Fogliati, Claudio Santamaria, Maurizio Lastrico, Marco Giallini, Rocco Papaleo, Emanuela Fanelli, Vittoria Puccini, Claudia Pandolfi, Maria Ciara Giannetta.

O filme, que foi exibido no Festival de Cinema de Karlovy Vary, conta a história  de um primeiro encontro entre um homem e uma mulher, e em todas as vozes que habitam as suas cabeças, oscilando entre o constrangimento e o riso.

Primeiro Encontro é uma versão adulta de Divertida Mente (2015), é engraçada, bem atuada e inteligente.

Interpretado de forma brilhante por oito atores talentosos, em ambientes (ou mentes) que são respectivamente femininos e masculinos.

O que talvez possa ser uma imitação de Divertida Mente (2015) é, na verdade, uma obra cômica.

Em outras palavras, um vislumbre do que realmente acontece quando um homem e uma mulher se aventuram no campo minado que é um primeiro encontro.

Cena do filme ‘Primeiro encontro’ — Foto: Divulgação

Sobre o título em italiano FolleMente

O que se esconde em nossos pensamentos? O diretor Paolo Genovese (que também assina o livro e o roteiro, este último em parceria com cinco pessoas, (Isabella Aguilar, Lucia Calamaro, Paolo Costella e Flaminia Gressi ) responde a essa pergunta ao apresentar um Primeiro encontro entre um homem e uma mulher.

O que acontece na nossa cabeça, nas nossas mentes em que os sentimentos se misturam e quase nos faz enlouquecer.

O primeiro encontro é uma mistura de curiosidade,desejo e determinação; queremos mostrar o que temos de melhor de nós mesmos, ao mesmo tempo em que as inseguranças, expectativas se chocam e tudo mais que carregamos dentro de nós. 

Como tudo começa…

Em um cenário íntimo: o jantar é na casa dela, com um bom vinho e luz suave. 

Mas como estão as mentes dos protagonistas, Piero e Lara (Edoardo Leo e Pilar Fogliati)? claro que repletas de vozes. 

A de Piero é cheia do romântico Romeu (Maurizio Lastrico), do sedutor Eros (Claudio Santamaria), do desiludido Valium (Rocco Papaleo) e da voz da consciência e da razão: o professor (Marco Giallini). 

Já a de Lara, por sua vez, está dividida entre a sonhadora Giulietta (Vittoria Puccini), a instintiva Trilli (Emanuela Fanelli), a anárquica Scheggia (Maria Chiara Giannetta) e a inflexível (Claudia Pandolfi).

Sobre o diretor

O diretor Paolo Genovese que já havia explorado outros dramas metafísicos e reflexivos como The Place (2017), Superheroes (2021) e The First Day of My Life (2023), volta ao gênero que lhe rendeu seu maior sucesso internacional: a comédia Perfect Strangers (2016).

Assim como naquele filme de 2016, que já foi refilmado mais de 20 vezes ao redor do mundo, tudo acontece ao longo de uma única noite, em torno de uma mesa para um jantar aconchegante.

Primeiro Encontro é uma boa comédia romântica.

É um filme engraçado, mas que carrega um enorme peso emocional junto com seus dois protagonistas.

Trata-se de um primeiro, e provavelmente último encontro de suas vidas que rouba nossos corações, e os deles também, junto com a história.

O que achou da nossa resenha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *