Nome Original: L’aventure Continue
Direção: Thierry Fremaux
Gênero: Documentário
Adequado a todos os públicos
Distribuidor: Imovision
Duração: 103 min/2025
País de Origem:

Uma viagem cinematográfica pelo tempo
Graças à restauração de mais de 120 filmes inéditos dos Lumière, o documentário apresenta as origens do mundo cinematográfico desde o seu começo.
Thierry Frémaux, nove anos depois de Lumière! A Aventura Começa, cria uma compilação de filmes restaurados dos irmãos Lumière.
O resultado? imagens perfeitamente compostas que revelam o início do cinema.
O percurso de Thierry Frémaux iniciou-se há oito anos com Lumière! A Aventura Começa (2017).
Neste documentário, Thierry Frémaux apresentou cerca de cem curtas-metragens dos irmãos Lumière muito bem restaurados.
Em razão do sucesso deste documentário, e graças ao trabalho contínuo de restauração, Thierry Frémaux apresenta agora mais Lumière, a Aventura Continua!
O documentário é composto por mais de 120 novas cenas de 50 segundos dos irmãos Lumière.
É importante ressaltar que todas as cenas foram cuidadosamente restauradas e editadas com comentários de Thierry Frémaux.
O documentário apresenta a história da invenção do cinematógrafo e sua ascensão.
Thierry Frémaux oferece aos espectadores a origem do cinema.
A crítica aprovou, pois, o documentário é de excelente qualidade.
Por meio de uma jornada cronológica, Thierry Frémaux mostra como se deu a evolução das técnicas cinematográficas e, naturalmente, o impacto no universo moderno cinematográfico.
Aliando a restauração das imagens à trilha sonora de Gabriel Fauré, o espectador tem uma experiência única e envolvente.
O diretor, Thierry Frémaux, também faz uma breve exposição da história da família Lumière, destacando a importância do papel do pai e de seus filhos.
Além do documentário explorar aspectos técnicos, como a diferença entre as perfurações de película usadas por Lumière e Edison, destaca a inovação linguística dos irmãos Lumière ao introduzirem o termo “tournage” (filmagem) ao léxico cinematográfico.

Os criadores do cinema
O cinema começou com os irmãos Auguste e Louis.
No final do século XIX (1895) ocorreu a primeira sessão comercial de exibição de um filme, com o aparelho de cinematógrafo criado pela dupla. Daí o nome “cinema”.
Tal equipamento era uma combinação de câmera com projetor, ou seja, o mesmo aparelho que gravava também exibia a imagem.
Embora não haja a originalidade, uma vez que Tomas Edison já havia criado dois aparelhos semelhantes: cinetógrafo e cinetoscópio, a invenção cinematográfica foi um sucesso, um mérito dos irmãos Lumière.
O mais interessante, portanto, foi que os primeiros filmes dos irmãos mostraram uma possibilidade comercial, que ainda é uma das mais bem remuneradas hoje.
Vale dizer que nesta época ainda não havia precedentes e o cinema ainda era mudo.
Já o lançamento tem sua estreia marcada para o dia 27/11 nos cinemas, Lumière! A Aventura Continua é uma feliz escolha de temas em consonância com a qualidade do enquadramento que transformaram o documentário numa coleção eclética, bem-vinda a todos que amam cinema.
Sem dúvida, os cinéfilos irão assistir com muito prazer, não somente pela qualidade técnica, mas também pela riqueza de informações.
O que achou da nossa resenha?
Sim, curti!👍🏻
Divertido D+!😅
Amei!🥰
Surpreendeu!👏🏻
Oh, Detestei!😣
